Pós-Covid – Possíveis sequelas

Receber a notícia que está curado do Covid-19 não necessariamente significa que o indivíduo esteja livre da doença.

Alguns pacientes após receberem alta, apresentam sequelas que podem permanecer por meses.

Sintomas comuns como perda de olfato e paladar, dores musculares, dores nas articulações, além de problemas em funções motoras e respiratórias podem persistir.

Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) apontam que o novo coronavírus pode evoluir para uma doença multissistêmica, isto é, pode comprometer outros sistemas tais como, renal, cerebral, cardiovascular, por exemplo.

De acordo com um estudo preliminar da University College London, divulgado pela revista acadêmica Brain, distúrbios cerebrais foram observados em pessoas com sintomas leves ou recuperados da Covid-19.

As complicações analisadas pela pesquisa incluem inflamação cerebral, confusão mental, danos nos nervos e derrames.

Resultados preliminares de uma outra pesquisa com pacientes recuperados da doença, acompanhados pela FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP, revelam que 64% têm algum sintoma persistente seis meses depois do início da infecção.

O médico Marco Tulio Ribeiro, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e professor na Universidade Federal do Ceará, afirma que na atenção primária têm aparecido muitos pacientes com queixas respiratórias, motoras ou emocionais após a infecção pelo coronavírus.

Atribuição: <a href=’https://br.freepik.com/fotos/pessoas’>Pessoas foto criado por bristekjegor – br.freepik.com</a>

Tratamento

O tratamento deve incluir um atendimento multidisciplinar.

A equipe deve ser formada por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, além de pneumologistas e infectologistas de acordo com a demanda do paciente.

Conforme a complexidade, os fisioterapeutas definirão: 1) o número de sessões; 2) a frequência semanal, distribuídas em até três vezes; 3) as técnicas indicadas: entre elas, estão as que cuidam diretamente da reorganização postural, e reexpansão pulmonar, buscando a função mais adequada dos sistemas musculares, articulares e respiratórios.

Deixe seu comentário