Cefaleia, enxaqueca ou dor de cabeça tensional

Cefaleia ou cefalgia são os termos médicos que definem a dor de cabeça.

É um sintoma universal no ser humano e também um dos motivos mais comuns de falta ao trabalho.

Segundo pesquisas, estima-se que 93% dos homens e 99% das mulheres terão algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida; e que 76% do sexo feminino e 57% do masculino tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês.

De acordo com a literatura, existem mais de 200 tipos de dores de cabeça. Algumas são inofensivas e outras podem ser potencialmente fatais.

A descrição da dor de cabeça e as manifestações num exame neurológico preciso, determinam se são necessários testes e exames adicionais mais precisos, ou então podem indicar de imediato o tratamento ou encaminhamento a ser seguido.

Classificação Internacional de Cefaleias

As cefaleias dividem-se em primárias e secundárias.

As cefaleias primárias mais comuns são: enxaqueca, cefaleia de tensão, cefaleia em salvas, dores faciais, como a neuralgia do trigêmeo, dor facial atípica e dor miofascial.

No entanto, existem outras formas menos comuns  como: a hemicrania continua (afeta só um lado do crânio), a cefaleia nova diária e persistente, cefaleia do esforço, cefaleia da tosse, cefaleia por estímulo frio e hemicrania paroxística crônica (dor aguda, estritamente unilateral, com duração de 2 a 30 minutos e que ocorre várias vezes por dia e estão geralmente associadas a lacrimejo), congestão nasal, rinorreia (corrimento excessivo de muco nasal) e suores faciais.

No grupo das cefaleias primárias e atualmente, muito presente no dia a dia da população, especialmente a que vive nos grandes centros, a dor de cabeça tensional definida por alguns especialistas como uma dor difusa, nos dois lados da cabeça, em pressão ou aperto, de intensidade leve a moderada, sem enjoo, com duração que pode variar de meia hora a 7 dias (episódica),  podendo ocorrer durante meses ou até anos (crônica) e que não pode ser atribuída a nenhuma outra doença.

Representa um problema temporário e provavelmente desencadeado, por algum evento especifico, como um dia cheio ou um período estressante. Geralmente, esse tipo de dor de cabeça responde bem a um simples analgésico, um descanso ou um período de relaxamento.

Cefaleia

 

Deixe seu comentário