O Movimento é Vida

Articulações do Corpo Humano

Articulações do Corpo Humano

 

As articulações do corpo humano, pertencentes ao sistema articular, são responsáveis pelos movimentos que realizamos.

Ela conecta os ossos do esqueleto a outros ossos e cartilagens. Portanto, podemos dizer que a articulação é o ponto de encontro entre os ossos, possibilitando os movimentos do corpo são classificadas de acordo com grau de mobilidade.

Classificação

  • Sinartrose: Localizadas entre um osso e outro e são caracterizadas por serem inflexíveis. As duas superfícies ósseas estão separadas apenas por uma camada de tecido conjuntivo ou cartilaginoso.
  • Anfiartrose: Possuem cartilagens entre os ossos evitando o desgaste dos mesmos. São articulações semimóveis, flexíveis e cartilaginosas.
  • Diartrose: São articulações flexíveis, possuem bolsas sinoviais, onde se encontra o líquido sinovial, evitando desta forma o desgaste ocasionado pelo atrito (em maior número no corpo humano).

Desta forma, podemos dizer que a articulação tem dois papéis fundamentais no organismo:

  • Papel de alavanca (facilitando o movimento);
  • Papel de facilitação da passagem de líquidos e gases.

Metaforicamente, podemos comparar uma articulação corporal com a dobradiça de uma porta em que há necessidade do uso adequado da mesma, para termos um movimento livre e fluido.

O uso inadequado fará com que o movimento tenha necessidade de um maior esforço para ser realizado, levando, portanto, a um maior gasto de energia.

Leia sobre: Rolfing® – Integração Estrutural

Deixe seu comentário