Rolfing® – Integração Estrutural

Conceito: A integração estrutural é uma filosofia, uma ciência e a arte de integrar a estrutura corporal humana no tempo-espaço e gravidade, através da manipulação miofascial e educação do movimento

(Maitland & Sultan, 1992).

A criadora do Método, Dra. Ida Rolf era PhD em Bioquímica e aprofundou o seu conhecimento em medicina quiroprática, osteopatia, ioga e outras técnicas.

A Dra. Ida começou a desenvolver o Rolfing® (Integração Estrutural)através de descobertas intuitivas e trabalho cientifico em pessoas cronicamente incapacitadas.

Desenvolveu os seus estudos, alicerçada em 2 grandes pilares:

  • O efeito da Força da Gravidade sobre o ser humano enquanto estático ou em movimento
  • Propriedades da rede do Tecido Conjuntivo que envolve e conecta tecidos musculares.

A Dra. Ida Rolf partiu da constatação de que a força da gravidade exerce uma das mais significativas influências na estrutura e função do ser humano.

A reação de nossa estrutura à força da gravidade varia de acordo com a forma com que nos posicionamos e como nos movimentamos, numa contínua interação entre o homem e a gravidade, podendo ser dificultado ou facilitado por essa mesma força.

Rolfing

 

Impacto da Gravidade sobre o corpo humano

Rolfing

O Rolfing®se propõe a alinhar  a estrutura humana com o campo gravitacional, integrando partes e funções. Desta forma, usa a gravidade como veículo e fonte de economia energética e funcional.

Tecido Conjuntivo

As estruturas corporais estão envolvidas num tipo de tecido conjuntivo, denominado fascia.

O tecido fascial é um tecido de contenção e pode ser alterado, através da aplicação de energia nas formas de pressão e calor (no caso do Rolfing® a pressão),  permitindo que as estruturas contidas alterem seu arranjo e se adaptem a uma relação mais harmoniosa e funcional com as partes adjacentes do corpo.

 

 

Sistema Músculo Esquelético

Na avaliação postural feita pelo Rolfista o corpo é avaliado de acordo com os 3 planos:

Frontal ou coronal, transversal ou horizontal e sagital.

Dessa forma, poderá ser analisado se existem ou não  compensações posturais que o indivíduo foi adquirindo  para se manter em posição ortostática ou em movimento.

Na prática, poderemos conceituar o Rolfing® como:

  • Uma terapia corporal que visa uma melhora da postura e do movimento.
  • O tratamento é feito através da manipulação tecidual de todas as estruturas corporais, tendo em consideração a força exercida pela gravidade visando o equilíbrio.
  • Simultaneamente, há uma  reeducação dos movimentos e hábitos do cotidiano. As mudanças ocorrem de maneira gradativa, consciente e adaptativa.
  • Desta forma ,poderemos dizer que o Rolfing®é mais do que um simples trabalho corretivo postural, já que tem uma abordagem adaptativa e evolutiva ampliando o grau de percepção e integração estrutural, sensorial e energética.

Deixe seu comentário

1 comentário