Conceito: A integração estrutural é uma filosofia, uma ciência e a arte de integrar a estrutura corporal humana no tempo-espaço e gravidade, através da manipulação miofascial e educação do movimento
(Maitland & Sultan, 1992).
A criadora do Método, Dra. Ida Rolf era PhD em Bioquímica e aprofundou o seu conhecimento em medicina quiroprática, osteopatia, ioga e outras técnicas.
A Dra. Ida começou a desenvolver o Rolfing® (Integração Estrutural)através de descobertas intuitivas e trabalho cientifico em pessoas cronicamente incapacitadas.
Desenvolveu os seus estudos, alicerçada em 2 grandes pilares:
- O efeito da Força da Gravidade sobre o ser humano enquanto estático ou em movimento
- Propriedades da rede do Tecido Conjuntivo que envolve e conecta tecidos musculares.
A Dra. Ida Rolf partiu da constatação de que a força da gravidade exerce uma das mais significativas influências na estrutura e função do ser humano.
A reação de nossa estrutura à força da gravidade varia de acordo com a forma com que nos posicionamos e como nos movimentamos, numa contínua interação entre o homem e a gravidade, podendo ser dificultado ou facilitado por essa mesma força.
Impacto da Gravidade sobre o corpo humano
O Rolfing®se propõe a alinhar a estrutura humana com o campo gravitacional, integrando partes e funções. Desta forma, usa a gravidade como veículo e fonte de economia energética e funcional.
Tecido Conjuntivo
As estruturas corporais estão envolvidas num tipo de tecido conjuntivo, denominado fascia.
O tecido fascial é um tecido de contenção e pode ser alterado, através da aplicação de energia nas formas de pressão e calor (no caso do Rolfing® a pressão), permitindo que as estruturas contidas alterem seu arranjo e se adaptem a uma relação mais harmoniosa e funcional com as partes adjacentes do corpo.
Sistema Músculo Esquelético
Na avaliação postural feita pelo Rolfista o corpo é avaliado de acordo com os 3 planos:
Frontal ou coronal, transversal ou horizontal e sagital.
Dessa forma, poderá ser analisado se existem ou não compensações posturais que o indivíduo foi adquirindo para se manter em posição ortostática ou em movimento.
Na prática, poderemos conceituar o Rolfing® como:
- Uma terapia corporal que visa uma melhora da postura e do movimento.
- O tratamento é feito através da manipulação tecidual de todas as estruturas corporais, tendo em consideração a força exercida pela gravidade visando o equilíbrio.
- Simultaneamente, há uma reeducação dos movimentos e hábitos do cotidiano. As mudanças ocorrem de maneira gradativa, consciente e adaptativa.
- Desta forma ,poderemos dizer que o Rolfing®é mais do que um simples trabalho corretivo postural, já que tem uma abordagem adaptativa e evolutiva ampliando o grau de percepção e integração estrutural, sensorial e energética.
Gostei muito. Não sou da área mas reconheço o valor dessa técnica que auxilia muito no tratamento da dor. Parabéns !