Amplificação da dor muscular

A amplificação da dor muscular, conhecida como mialgia/amplificação dolorosa, geralmente é menos intensa do que a dor óssea, mas bem desagradável podendo levar ao comprometimento das atividades da vida diária.

A queixa deste tipo de dor em crianças e adolescentes, é comum e motivo de procura de consultas emergenciais e nos ambulatórios.

Amplificação da dor muscular

Devido à nossa experiência no atendimento desta população, verificávamos de forma subjetiva, que os portadores da doença apresentavam alterações no modo de caminhar (marcha).

Até então só encontrávamos estudos científicos com a população adulta, comprovando tais alterações.

Uma vez que, a nossa equipe trabalha com uma linha de pesquisa sobre diversos aspectos etiológicos (a causa ou origem da doença) e de tratamento. Decidimos avaliar a marcha dos nossos pacientes portadores da doença. Quando comparados com uma população saudável, com a mesma idade, gênero, estado nutricional, nível escolar e socioeconômico.

Para um resultado preciso, fizemos uso de um aparelho com sensores de pavimento e processamento de imagem (baropodometria dinâmica) obtendo assim, dados objetivos e com relevância estatística:

  • a redução da velocidade média do pé direito
  • aumento do tempo da passada
  • redução da cadência

O que nos permite afirmar que as crianças e adolescentes portadoras da doença apresentaram uma marcha mais lenta.

Para ver o artigo completo acesse: https://drive.google.com/…/1vjlLnWmeDflRgvd98GTaNIgTrd…/view

Deixe seu comentário