A Importância da Ingesta de Água

Muito se fala da necessidade da ingesta diária de água, pelo ser humano já que uma fração significante do corpo humano é composta de água.

A literatura relata que cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água, o sangue por sua vez contém 95% de água, a gordura corporal 14% e o tecido ósseo 22%.

Desta forma, se considera que o corpo humano possui cerca de 65% de água em homens adultos e 60% em mulheres adultas.

Convém ressaltar que a água é um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células.

Além da digestão, a água também atua na absorção, excreção dos alimentos, garante a proteção de algumas estruturas corporais e é usada em diferentes processos químicos e metabólicos do corpo.

A regulação da temperatura corpórea pela água é fundamental para o funcionamento adequado do organismo. Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, sintetizado pela glândula sudorípara, que começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura acima dos 37°C.

Uma pessoa saudável perde cerca de 2,6 litros de água por dia, sem fazer nenhum exercício intenso.

Sabedores de tal informação, qual seria a quantidade ideal, de consumo diário pelo individuo saudável?

Comumente relata-se que um indivíduo saudável deve ingerir no mínimo 1,5 litro/dia.

No entanto, sabe-se que quantidade de água que deve ser consumida diariamente varia de individuo para indivíduo, levando-se em consideração “n” fatores como: peso, atividade física, temperatura ambiente, dentre outros.

Desde 1957, a formula de Holliday & Segar é utilizada para a fluido terapia de manutenção/ diária.

Ela estima uma relação entre o volume de líquidos necessário e o gasto energético basal na proporção de 100mL/ Kcal/dia.

Para um cálculo preciso, a ajuda de um nutricionista ou médico nutrólogo é essencial.

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